Subindo 40,5%! Custos de instalação de pequenos sistemas fotovoltaicos em Portugal disparam

2022-09-20

Subindo 40,5%! Custos de instalação de pequenos sistemas fotovoltaicos em Portugal disparam

De acordo com os dados do inquérito recentemente divulgado pela empresa portuguesa Fixando, o custo médio dos pequenos sistemas fotovoltaicos de 300W a 500W instalados em Portugal em 2021 é de cerca de 420 euros, enquanto o custo de instalação este ano aumentou cerca de 40,5% face ao ano passado, atingindo cerca de 590 euros. A Fixando é um prestador de serviços de informação em Portugal dedicado a promover a instalação de sistemas fotovoltaicos em telhados. A empresa espera que a procura dos consumidores por energias renováveis em Portugal aumente 180% até ao final do ano.

O aumento dos preços do gás e da eletricidade levou mais consumidores a investir em energia renovável, enquanto os instaladores fotovoltaicos aumentaram seus preços de instalação diante da demanda sem precedentes e da falta de mão de obra profissional.

“Os salários profissionais e os preços cobrados pelos desenvolvedores fotovoltaicos cresceram exponencialmente, principalmente devido à escassez de mão de obra e materiais”, disse Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.

Fixando disse que 55% dos pedidos de registro concluídos por meio de sua plataforma em julho ficaram sem resposta e menos de 10% das empresas listadas em sua plataforma conseguiram oferecer novas oportunidades.

As regiões com mais pedidos de registo na plataforma das empresas Fixando são Lisboa (17%), Porto (15%), Setúbal (10%), Aveiro (9%), Braga (8%) e Leiria (8%). A maioria dos usuários (89%) procura esses serviços para residências com mais de 100 metros quadrados. Apesar dos custos crescentes, 42% desses usuários planejam conectar seus sistemas fotovoltaicos à rede e apenas 25% estão dispostos a permanecer fora da rede.